sexta-feira, 25 de março de 2011

E porquê Teatro?

Expressão Dramática na Escola Viva

Todas as segundas-feiras das 20:30 às 22:00h, o grupo de Expressão Dramática e Teatro está em grande actividade. É um espaço lúdico aberto a todos e absolutamente fundamental para os jovens, pois é nesta fase da vida que a estrutura da personalidade está em plena construção e os jogos dramáticos assumem um papel indispensável. É colocando os jovens em acção com exercícios atraentes, que ela vai recorrer ás suas capacidades de imaginação, descobrir a autenticidade, sensibilidade artística, etc. e contornar uma série de obstáculos, inerentes a esta idade (sobrecarga de trabalho escolar, incompreensão dos outros, timidez, tendências anti-sociais, indisciplina, etc.), o que lhe proporcionará uma fonte inesgotável de experiencias interiores e lhe restabelecerá o equilibrio emocional. A preguiça (tão própria desta fase), é sacudida perante a cativante atracção natural pelo jogo dramático e dá-se a voluntária aceitação da responsabilidade.
Não se busca na nossa Escola formar actores, não é a excelência do resultado final que nos interessa mais, mas sim o trabalho pessoal intenso e alegre, rico de invenção e revelador das qualidades individuais. Procura-se ter um espaço lúdico de actividades criativas, desenvolvendo o jogo dramático como base de educação.
Enquanto orientador deste atelier, é minha intenção principal, o desenvolvimento integral: - facilidade de comunicação, sentimentos solidários, imaginação activa e criativa, capacidade de adaptação ao meio e ás circunstâncias, espírito de iniciativa, equilibrio e dominio das emoções, espírito de grupo e de cooperação, noção de direitos e deveres, sensibilidade estética e liberdade artística.
Aproveito para deixar aqui algumas palavras de elogio pelo empenho com que todos participaram no espectáculo de inauguração da Escola Viva no dia 8 de Março - Parabéns.

Jorge Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário